2º Workshop "Implicação de modificações metabólicas e epigenéticas para a neuroproteção: relevância para a pesquisa translacional"

Nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2017 será realizado o workshop internacional "Implicação de modificações metabólicas e epigenéticas para a neuroproteção: relevância para a pesquisa translacional" na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenado pela Dra. Tatiana Rosado Rosenstock, professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP. O evento contará com a presença de professores da University of Boon (Alemanha), da University of Birmingham (Reino Unido) e da Università degli Studi di Roma "Tor Vergata" (Itália), além de renomados pesquisadores brasileiros.

O evento irá abordar os principais mecanismos que podem interferir com o funcionamento neural e, por consequência, levar a morte celular e destacar modificações metabólicas e epigenéticas, onde a mitocôndria possui um papel chave. Durante o workshop, serão destacadas também diversas doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas como Doença de Huntington, Doença de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esquizofrenia e Autismo, uma vez que são consideradas como as implicações finais da desregulação e/ou morte celular.

Serão oferecidas 60 vagas gratuitas para alunos regularmente matriculados em um curso de pós-graduação stricto sensu do país (Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto ou Pós-Doutoramento). Não haverá restrição quanto à área de atuação dos alunos, mas elas deverão estar preferencialmente correlacionadas à Bioquímica, Farmacologia, Neurociências, Psicobiologia e Pesquisa clínica translacional e aplicada.

Para concorrer a uma vaga, o requerente deverá se inscrever pelo site do “2º Workshop Implicação de modificações metabólicas e epigenéticas para a neuroproteção: relevância para a pesquisa translacional”.