Prof. Dr. Fares Rahal: exemplo de dedicação e colaboração

Fares Rahal nasceu em 3 de maio de 1930, na cidade de São Paulo (SP). Estudante dedicado, graduou-se em 1956 pela Escola Paulista de Medicina. Teve amplo destaque na base de sua formação em cirurgia, dedicando-se integralmente à Medicina, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Participou de forma bastante ativa na instalação e desenvolvimento do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de São Paulo e da FCMSCSP.

Prof. Dr Fares Rahal, professor titular da FCMSCSP, que faleceu neste domingo, 2/10Ao longo de sua atuação, Fares Rahal sempre destacou a importância dos hospitais da Santa Casa de São Paulo e da Faculdade, uma instituição completando a outra, nos seus princípios de aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes e da oferta de um ensino adequado e de alto padrão científico. Sua carreira acadêmica acompanhou não apenas a história da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo como também o desenvolvimento do Departamento de Cirurgia, tanto na atividade cirúrgica quanto no ensino.

Conquistou a livre-docência, em 1974, após brilhante concurso. Professor em diversos cursos, o Dr. Fares Rahal implantou ainda a cirurgia bariátrica na Santa Casa de São Paulo, tornando-se uma referência nacional e fonte para diversos trabalhos e teses. Foi também responsável pela área de estômago, cabeça e pescoço, tendo criado a área de Face, Cabeça e Pescoço. Ético, perfeccionista e rígido nas condutas pessoais, distinguiu-se entre seus pares. Criou, ainda, as Condutas Normativas do Departamento.

Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, recebeu significativas homenagens da instituição em 2001 e 2014, sendo autor de inúmeros artigos e capítulos de livros, sempre demonstrando o incansável espírito de colaboração. Dedicado à família, o Prof. Dr. Fares Rahal deixa 5 filhos e a certeza da convivência sempre colaborativa e harmoniosa com seus amigos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde foi professor titular e recebeu o título de professor Emérito.

Prof. Dr. Fares Rahal, professor titular da FCMSCSP, que faleceu neste domingo, 2/10