Tecnologia em Radiologia

Área Restrita

  1. Vestibular 2017 - 2º Semestre
  2. Vestibular 2017: matrículas antecipadas
  3. Transferência
  4. Sobre o curso
  5. Corpo docente
  6. Matriz curricular
  7. Documentos
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comunica a abertura de seu Vestibular 2017 - 2º Semestre para o curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia, a partir do dia 7 de abril de 2017:
  
  • Vagas: 40 na modalidade Ampla Concorrência e 10 na modalidade Cota Social 
  • Taxa de inscrição: 20 reais
  • Período de inscrição: 7 de abril de 2017 a 7 de junho de 2017
  • Prova: 11 de junho de 2017
  • Divulgação do gabarito: 12 de junho de 2017
  • Divulgação da 1ª Lista de Aprovados: 20 de junho de 2017
  • Matrícula para os convocados (1ª Lista): 21 e 22 de junho de 2017
  • Divulgação da 2ª Lista de Aprovados: 22 de junho de 2017, após às 16h00
  • Matrícula para os convocados (2ª Lista): 23 de junho de 2017
 
 

INGRESSO POR ENEM 

  • É possível a inscrição do candidato neste Processo Seletivo mediante apresentação de boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realize a sua inscrição no Processo Seletivo e preencha, no campo solicitado, seu número de inscrição no Enem e ano de referência do exame. Somente com o preenchimento desses campos será possível a sua identificação como candidato via Enem. Você estará dispensado de prestar a prova, mas deverá obrigatoriamente entregar o seu boletim individual do Enem, entre os dias 7 de abril e 7 de junho de 2017, com pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e aprovação na redação, à Secretaria de Graduação da FCMSCSP, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61, 3º andar. 
 
 

INGRESSO POR PROVA TRADICIONAL 

  • Atenção: Caso o candidato deseje ingressar no Vestibular 2017 - 2º Semestre com a realização de Prova Tradicional, não é necessário informar no momento da inscrição os dados do  boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
 
 

Orientações para COTA SOCIAL (ingresso via Enem ou Prova Tradicional)

  • a documentação para comprovação de carência socieconômica deverá ser entregue para análise no dia 11 de junho de 2017, data da realização da prova do Vestibular 2017 - 2º Semestre, ou no dia da entrega do Boletim do Enem. A não apresentação da documentação no prazo implicará a perda da vaga pelo candidato que venha a ser aprovado. Para mais informações, consulte o Edital do Vestibular 2017 - 2º Semestre. A entrega dos documentos não desobriga o candidato a prestar a prova, pois somente a aprovação no Vestibular e a análise favorável à condição de carência socioeconômica tornam o candidato apto à realização da matrícula. Em caso de dúvidas sobre a concessão de bolsas, entre em contato pelo tel. (11) 3367-7898.

 

Clique em calcular para verificar se você estará apto para realizar sua inscrição na modalidade Cota Social do Vestibular 2017 - 2º semestre da FCMSCSP. 

Local da entrega de documentos 
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 
Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque, São Paulo (SP)


 

  • Mensalidades: valor de Referência 2017: R$ 651,00
  • Consulte o Edital do Vestibular 2017 - 2º Semestre da FCMSCSP para mais informações.
  • A taxa de inscrição para todos os candidatos é de 20 reais e o não pagamento implica a desistência do candidato para o Vestibular 2017 - 2º Semestre.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comunica a abertura de seu Vestibular 2017 - 2º Semestre - Enem e Segunda Graduação para o preenchimento de vagas mediante apresentação do Boletim do Enem ou Portador de Diploma no curso de Radiologia:
  
  • Vagas: 20 
  • Taxa de inscrição: 20 reais
  • Período de inscrição: 2 de maio a 9 de junho de 2017
  • Análise Documental: 2 de maio a 9 de junho de 2017
  • Divulgação da Lista de Aprovados: 12/6/2017
  • Matrícula para os Aprovados: 13 e 14/6/2017
 
 

INGRESSO POR ENEM 

  • É possível a inscrição do candidato neste Processo Seletivo mediante apresentação de boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realize a sua inscrição no Processo Seletivo e preencha, no campo solicitado, seu número de inscrição no Enem e ano de referência do exame. Somente com o preenchimento desses campos será possível a sua identificação como candidato via Enem. Você estará dispensado de prestar a prova, mas deverá obrigatoriamente entregar o seu boletim individual do Enem, entre os dias 2 de maio e 9 de junho de 2017, com pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e aprovação na redação, à Secretaria de Graduação da FCMSCSP, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61, 3º andar. 
 
 

INGRESSO PORTADOR DE DIPLOMA 

  • Atenção: Caso o candidato deseje ingressar no Vestibular 2017 - 2º Semestre - Enem e Segunda Graduação como Portador de diploma, não é necessário informar no momento da inscrição os dados do  boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Local da entrega de documentos 
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 
Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque, São Paulo (SP)


 

No período de 10/5/2017 a 17/7/2017 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência para o curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
 

  • Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia em instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela FCMSCSP;
  • Não há relação para transferência em função de anos ou semestres cursados. O interessado deve verificar, inicialmente, em que semestre da FCMSCSP há vagas disponíveis;
  • A quantidade de vagas ofertadas, critérios e cronograma de seleção, além de divulgação dos resultados e demais informações serão disponibilizadas no Edital do Processo Seletivo, na ocasião de sua publicação.
 
 
Para verificar os critérios de seleção e demais condições, consulte o Edital: 

 

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Período de inscrição: 10 de maio a 17 de julho de 2017
  • Taxa de inscrição: não há
  • Análise curricular: 3 a 18 de julho de 2017
  • Divulgação da Lista de Aprovados: 19 de julho de 2017
  • Matrícula para os convocados: até o dia 21 de julho de 2017

O Curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivo formar profissionais com habilidades para atuarem em serviços radiológicos de clínicas e hospitais, diretamente com equipes multiprofissionais e pacientes. Trata-se de um programa com duração de três anos, com apoio de toda a infraestrutura de um dos maiores complexos hospitalares públicos do país, a Santa Casa de São Paulo.

O curso para formação de tecnólogos em Radiologia leva em consideração as diretrizes curriculares sugeridas pelo parecer CNE/CES 436/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado em 5/4/2001 e publicado em 6/4/2001 no Diário Oficial da União.

 

Atuação (*)
O tecnólogo em Radiologia é responsável pela execução das técnicas:

  • radiológicas, no setor de diagnóstico;
  • radioterápicas, no setor de terapia;
  • radioisotópicas, no setor de radioisótopos.

 

Atua também no setor industrial e de medicina nuclear. O profissional pode ainda gerenciar os serviços e procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

  


(*) Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (Ministério da Educação)

 

MAIS INFORMAÇÕES

No Curso de Graduação em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o corpo docente é formado por experientes profissionais desta área de conhecimento e por professores com reconhecida competência acadêmica.

Conheça a direção:
 


Diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutor e mestre em Ciências Radiológicas pelo Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo, com especialização em Operacionalização de Equipamentos de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada pela Universidade de Santo Amaro. É graduado em Ciências Biomédicas pelo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco e também em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco. Além de diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é coordenador da Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada da Clínica Cura - Imagem e Diagnóstico e professor Assistente do Centro Universitário São Camilo.

Possui ampla experiência na área de biotecnologia, bioquímica e ressonância magnética com ênfase em espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de protocolos de imagens e gráficos espectroscópicos por ressonância magnética e controle de qualidade em exames de radiodiagnóstico.

 

Vice-diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mestre em Radiogia Clínica e especialista em Física Médica pela Universidade Federal de São Paulo. É graduado em Física Médica pela Universidade Estadual de Campinas e possui vasta experiência na área de Física Médica, com ênfase em Física do Radiodiagnóstico. Além de vice-diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é supervisor de proteção radiológica na Unidade Estratégica de Serviço de Diagnóstico por Imagem da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.


 

Corpo Docente do curso de Graduação Tecnológica em RADIOLOGIA

Nome Função Titulação

Ana Claudia Machado Silva

Professor Convidado  Doutorado

Ana Paula Galvão Damasceno Carrare

Professor Instrutor Mestrado

Bergman Nelson Sanchez Muñoz

Professor Instrutor Especialista

Carlos Augusto de Souza

Professor Instrutor  Especialista

Cristiane Camilo Hernandez

Professor Instrutor Doutorado  
Denival Soares Galdeano  Professor Instrutor  Mestrado  
Djalma Medeiros Professor Instrutor Doutorado
Felipe Favaro Capeleti Professor Instrutor  Mestrado
Guadalupe Marcondes  Professor Instrutor  Mestrado 
Homero José de Farias e Melo Professor Convidado  Doutorado

Leandro Nobeschi

Professor Convidado Mestrado
Rafael Eidi Goto Professor Instrutor Mestrado

Sérgio Taques Bittencourt

Professor Instrutor
Mestrado
Vanda Cristina dos Santos Passos Professor Instrutor  Mestrado

 

 

MATRIZ CURRICULAR - Tecnologia em Radiologia

Para visualizar o conteúdo programático, acesse a Área Restrita (disponível apenas para usuário logado). 
 

Semestre - Ciclo Básico Disciplinas CH
Anatomia Morfológica 67 
Física Geral 67
Fundamentos de Enfermagem 33
Fundamentos de Matemática 33
Informática Instrumental I 33 
Português Instrumental 33 
Projeto Acadêmico I - Introdução às Ciências Radiológicas 67
Técnicas Radiológicas  67 
   Total 1º semestre  400
     
Semestre - Ciclo Básico Disciplinas CH
Anatomia Radiológica I  33
Equipamentos Radiológicos  67
Física das Radiações  33
Fundamentos de Radioproteção 33 
Informática Instrumental II 33 
Inglês Instrumental I 33 
Patofisiologia  33 

Projeto Acadêmico II - Radiobiologia

 68
Técnicas Radiológicas II  67
   Total 2º semestre  400
     
Semestre - Ciclo Profissional Disciplinas CH
Anatomia Radiológica I 33
Bioestatística I 33
Bioética e Legislação  33
Exames Radiográficos Contrastados  67
Inglês Instrumental II  33
Metodologia de Pesquisa  33
Patologia na Imagem   67
Processamento de Imagem I 33
Projeto Acadêmico III - Imagem Digital  68
Estágio Supervisionado I  120
   Total 3º semestre  520
     
Semestre - Ciclo Profissional Disciplinas CH
Bioestatística II  33
Meios de Contraste  33
Processamento de Imagem II 67
Projeto Acadêmico IV -  Humanização no atendimento ao paciente 68
Protocolos de Mamografia 33
Protocolos de Tomografia Computadorizada  67
Psicologia em Saúde  33
Radiologia Odontológica  33
Ultrassonografia e Densitometria Óssea  33
Estágio Supervisionado II  120
 Total 4º semestre 520 
     
Semestre - Ciclo Tecnológico Disciplinas CH
Aplicação em Mamografia e Radiografia  33
Aplicação em Tomografia Computadorizada  67
Engenharia Clínica  33
Gestão Hospitalar 33 
Projeto Acadêmico V - Empreendedorismo  67
Protocolos de Medicina Nuclear   33
Protocolos de Ressonância Magnética  67
Radioterapia  67
Estágio Supervisionado III  120
Trabalho de Conclusão de Curso I  40
  Total 5º semestre 560
     
Semestre - Ciclo Tecnológico Disciplinas CH
Aplicação em Medicina Nuclear  33
Aplicação em PACS/RIS  67
Aplicação em Ressonância Magnética  67
Aplicação em Ultrassonografia e Densitometria Óssea  33
Dosimetria  67
Introdução à Libras  33
Prática Pedagógica Aplicada à Radiologia Médica 33 
Projeto Acadêmico VI - Novas Tecnologias em Radiologia 67
Estágio Supervisionado IV  120
Trabalho de Conclusão de Curso II  40
Atividades Complementares 120
  Carga Horária Total 3080


 DIREÇÃO

 

ATENDIMENTO

    • Tels: (11) 3367-7818 e 3354-1824 
    • Contato por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.