Enfermagem

Área Restrita

Enfermagem

  1. Vestibular 2017 - 2º semestre
  2. Transferência
  3. Sobre o curso
  4. Corpo docente
  5. Matriz curricular
  6. Bolsas
  7. Documentos
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comunica a abertura de seu Vestibular 2017 - 2º Semestre para o curso de Graduação em Enfermagem, a partir do dia 7 de abril de 2017:
  
  • Vagas: 30 na modalidade Ampla Concorrência e 10 na modalidade Cota Social 
  • Taxa de inscrição: 20 reais
  • Período de inscrição: 7 de abril de 2017 a 7 de junho de 2017
  • Prova: 11 de junho de 2017
  • Divulgação do gabarito: 12 de junho de 2017
  • Divulgação da 1ª Lista de Aprovados: 20 de junho de 2017
  • Matrícula para os convocados (1ª Lista): 21 e 22 de junho de 2017
  • Divulgação da 2ª Lista de Aprovados: 22 de junho de 2017, após às 16h00
  • Matrícula para os convocados (2ª Lista): 23 de junho de 2017
 
 

INGRESSO POR ENEM 

  • É possível a inscrição do candidato neste Processo Seletivo mediante apresentação de boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realize a sua inscrição no Processo Seletivo e preencha, no campo solicitado, seu número de inscrição no Enem e ano de referência do exame. Somente com o preenchimento desses campos será possível a sua identificação como candidato via Enem. Você estará dispensado de prestar a prova, mas deverá obrigatoriamente entregar o seu boletim individual do Enem, entre os dias 7 de abril e 7 de junho de 2017, com pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e aprovação na redação, à Secretaria de Graduação da FCMSCSP, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61, 3º andar.
 
 

INGRESSO POR PROVA TRADICIONAL 

  • Atenção: Caso o candidato deseje ingressar no Vestibular 2017 - 2º Semestre com a realização de Prova Tradicional, não é necessário informar no momento da inscrição os dados do  boletim individual de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
 
 

Orientações para COTA SOCIAL (ingresso via Enem ou Prova Tradicional)

  • a documentação para comprovação de carência socieconômica deverá ser entregue para análise no dia 11 de junho de 2017, data da realização da prova do Vestibular 2017 - 2º Semestre, ou no dia da entrega do Boletim do Enem. A não apresentação da documentação no prazo implicará a perda da vaga pelo candidato que venha a ser aprovado. Para mais informações, consulte o Edital do Vestibular 2017 - 2º Semestre. A entrega dos documentos não desobriga o candidato a prestar a prova, pois somente a aprovação no Vestibular e a análise favorável à condição de carência socioeconômica tornam o candidato apto à realização da matrícula. Em caso de dúvidas sobre a concessão de bolsas, entre em contato pelo tel. (11) 3367-7898.

 

Clique em calcular para verificar se você estará apto para realizar sua inscrição na modalidade Cota Social do Vestibular 2017 - 2º semestre da FCMSCSP. 

Local da entrega de documentos 
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 
Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque, São Paulo (SP)

 


 

  • Mensalidades: valor de Referência 2017: R$ 1.644,00
  • Consulte o Edital do Vestibular 2017 - 2º Semestre da FCMSCSP para mais informações.
  • A taxa de inscrição para todos os candidatos é de 20 reais e o não pagamento implica a desistência do candidato para o Vestibular 2017 - 2º Semestre.

No período de 10/5/2017 a 17/7/2017 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência para o curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
 

  • Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Enfermagem em instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela FCMSCSP;
  • Não há relação para transferência em função de anos ou semestres cursados. O interessado deve verificar, inicialmente, em que semestre da FCMSCSP há vagas disponíveis;
  • A quantidade de vagas ofertadas, critérios e cronograma de seleção, além de divulgação dos resultados e demais informações são disponibilizadas no Edital do Processo Seletivo, na ocasião de sua publicação.
 
 
Para verificar os critérios de seleção e demais condições, consulte o Edital: 


 
CRONOGRAMA DE SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Período de inscrição: 10 de maio a 17 de julho de 2017
  • Taxa de inscrição: não há
  • Análise curricular: 3 a 18 de julho de 2017
  • Divulgação da Lista de Aprovados: 19 de julho de 2017
  • Matrícula para os convocados: até o dia 21 de julho de 2017

O curso de Graduação em ENFERMAGEM da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo iniciou suas atividades didático-pedagógicas em 26 de março de 2001. As bases do curso de Enfermagem estão fundamentadas no ser humano, tendo como foco a assistência, bem-estar, prevenção e promoção da saúde em diferentes âmbitos.

O curso conta com uma estrutura pedagógica alinhada às atuais transformações científicas e sociais, visando à formação de profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho atual e encarar os desafios relacionados à saúde pública. Desde o início, o aluno passa por uma intensa vivência prática no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o que proporciona plenas condições de atuação e desenvolvimento das habilidades necessárias para exercer de forma ética e humana a profissão.

Avaliado com a Nota A pelo Conselho Nacional de Educação e autorizado pela Portaria no. 2.146/2000, de 22 de dezembro de 2000, do Ministério da Educação, o curso apresenta seu projeto político-pedagógico dentro dos princípios que regem as Leis da Educação Nacional, enunciado no texto Constitucional - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No. 9394/96.

O curso, mantido pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, tem suas bases assentadas na sua concepção de Homem, Contexto, Enfermagem, Processo Saúde-Doença e Currículo, assim resumidos:

  • Homem: ser com capacidade de pensar, sentir, agir; sujeito da prática educativo-crítica, participante da experiência política/ideológica; pedagógica/estética e ética, no processo ensinar-aprender.
  • Contexto: lócus de realização do processo ensino-aprendizagem, de inserção precoce dos estudantes, com oportunidade de interação na, com e para a comunidade, pela criação de um vínculo que legitime a sua atuação.
  • Enfermagem: prática social, inserida no processo de trabalho em saúde, entendida como atividade adequada a um fim e que envolve objeto, agente e meios/instrumentos. Sua especificidade advém de seus meios/instrumentos de trabalho, ou seja, sua forma de intervenção na realidade, voltada à transformação dos perfis clínico-epidemiológicos.
  • Processo Saúde-Doença: espaço de atuação do profissional enfermeiro, determinado pelo trabalho e estilos de vida, demonstrados nos perfis clínicos-epidemiológicos.
  • Currículo: totalidade das situações de ensino-aprendizagem, planejadas e organizadas, que proporcionem experiências direcionadas para o alcance dos objetivos educacionais propostos.

 

O curso estabelece como seus objetivos

  • Desenvolver um curso voltado à formação de profissionais com competência técnico-científica e ético-político-social-educativa, na apropriação e criação do conhecimento;
  • Instituir um currículo, como instrumento básico de organização, que incorpore os valores e os princípios que norteiam a concepção Institucional de educação;
  • Possibilitar ao estudante o desenvolvimento da sua capacidade de compreender crítico/reflexivamente, a ampla gama de questões sociais, políticas, econômicas e científicas, que envolvem a atuação do profissional de Enfermagem;
  • Fornecer uma sólida base técnico-científica que implique no contato direto com os processos envolvidos na produção científica;
  • Assegurar uma formação científica que permeie todo o currículo, propiciando a iniciação científica na realização de investigações voltadas ao desenvolvimento e consolidação do conhecimento em Enfermagem;
  • Favorecer a discussão técnico-científica e ética que se reporte à formação de posturas e atitudes e que se faça presente durante todo o desenvolvimento do curso;
  • Considerar as transformações pelas quais a prática da Enfermagem passou, no país, e repensar a sua função social, reconfigurando-a frente às novas demandas de saúde.

 

Áreas de atuação

O profissional graduado em Enfermagem pode atuar em diversas áreas da saúde:

  • Assistencial: hospitais e resgate em emergências, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e escolas, consultórios, empresas e atendimento domiciliar;
  • Gerenciamento: consultorias, assessorias, auditorias e equipes de enfermagem;
  • Ensino: nível médio, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado); e
  • Pesquisa: experimental, clínica, teórica, epidemiológica.

 

Mais Informações

CORPO DOCENTE

Diretora: Profª Dra. Maria do Carmo Querido Avelar

Vice-Diretora: Profª Dra. Maria Lucia Alves de Sousa Costa

Corpo Docente dos cursos de Graduação em ENFERMAGEM

Nome Função Titulação
Acacia Maria Lima de Oliveira Devezas Professor Instrutor Doutor
Aparecida Santos Noia Professor Instrutor Mestre
Camila Waters Professor Assistente Mestre
Cell Regina da Silva Noca Professor Adjunto Doutor
Danielle Freitas Alvim de Castro Professora Instrutora Doutor
Dieime Elaine Pereira de Faria Dias Professor Instrutor Mestre
Fernanda Machado Silva Rodrigues Professor Instrutor Mestre
Gislaine Eiko Kuahara Camia Professor Adjunto Doutor
Graziela Ramos Barbosa de Souza Professor Instrutor Mestre
Igarape Maria Januncio Professor Assistente Mestre
Janete Hatsuko Komessu Professor Instrutor Mestre
Juliana Carvalho Araujo Leite Professor Instrutor Mestre
Juliana Elena Ruiz Professor Instrutor Mestre
Lenir Honorio Soares Professor Assistente Mestre
Livia Keismanas de Avila Professor Assistente Doutor
Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso Professor Instrutor Mestre
Luciana Soares Costa Santos Professor Instrutor Doutor
Luzia Nahoyo Oka Horiuchi Professor Assistente Mestre
Magda Aparecida dos Santos Silva  Professor Assistente Doutor
Marcele Pescuma Capeletti Padula Professor Adjunto Doutor
Marcia Regina Car Professor Adjunto Doutor
Maria Angela Reppetto Professor Adjunto Doutor
Maria do Carmo Querido Avelar Professor Adjunto Doutor
Maria Fernanda Terra Professor Instrutor Mestre
Maria Lucia Alves de Sousa Costa Professor Adjunto Doutor
Maria Martha Ferreira Jeukens Professor Adjunto Doutor
Monica Franco Coelho Professor Instrutor Doutor
Reginaldo Adalberto de Luz Professor Instrutor Mestre
Rosemeire dos Santos Vieira Professor Assistente Mestre
Silmar Maria da Silva Professor Instrutor Mestre
Vanda Cristina dos Santos Passos Professor Instrutor Mestre

MATRIZ CURRICULAR - Enfermagem

Para visualizar o conteúdo programático, acesse a Área Restrita (disponível apenas para usuário logado).

Semestre Disciplina CH
Anatomia Humana e Histologia 90
Bases Conceituais do Cuidar (Logar para ver detalhes) 30
Bioquímica e Biofísica (Logar para ver detalhes) 60
Ciências Sociais Aplicada à Saúde I (Logar para ver detalhes) 30
Citologia e Embriologia 30
Ética e Exercício da Enfermagem I (Logar para ver detalhes) 45
Fundamentos em Saúde Coletiva (Logar para ver detalhes) 60
Introduçãoà Psicologia da Saúde 30
Saúde Ambiental/ Ecologia (Logar para ver detalhes) 30
  Total 1º Semestre 405
 

 

 
Ações Interpessoais Básicas em Saúde Mental (Logar para ver detalhes) 30
Bioestatística (Logar para ver detalhes) 45
Fisiologia Humana I (Logar para ver detalhes) 45
Genética e Evolução Humana 30
Imunologia (Logar para ver detalhes) 30
Introdução à libras 30
Microbiologia (Logar para ver detalhes) 60
Parasitologia (Logar para ver detalhes) 45
Semiologia Básica em Enfermagem (Logar para ver detalhes) 180
  Total do 2º semestre 495
 

 

 
Ciências Sociais Aplicada à Saúde II 30
Epidemiologia (Logar para ver detalhes) 45
Farmacologia (Logar para ver detalhes) 60
Fisiologia Humana II (Logar para ver detalhes) 45
Gestão de Enfermagem em Serviços de Saúde Local (Logar para ver detalhes) 90
Metodologia da Pesquisa II (Logar para ver detalhes) 30
Processos Patológicos Gerais   (Logar para ver detalhes) 45
Semiotécnica Básica em Enfermagem (Logar para ver detalhes) 180
  Total do 3º semestre 525
 

 

 
Enfermagem no Centro Cirurgico e Centro Material (Logar para ver detalhes) 120
Enfermagem Médico-Cirúrgica na Saúde do Adulto/Idoso 300
Nutrição aplicada à Saúde do Adulto e Idoso 30
Teorias do Conhecimento e Enfermagem (Logar para ver detalhes) 30
  Total do 4º semestre 480
     
Enfermagem em Doenças Transmissíveis (Logar para ver detalhes) 150
Enfermagem em Saúde Coletiva da Criança e do Adolescente (Logar para ver detalhes) 60
Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente 270
  Total do 5º semestre 480
 

 

 
Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia (Logar para ver detalhes) 285
Enfermagem em Saúde Coletiva na Saúde da Mulher (Logar para ver detalhes) 60
Enfermagem Psiquiátrica na Saúde do Adulto/Idoso 150
Prática Pedagógica Aplicada à Enfermagem 30
  Total do 6º semestre 525
 

 

 
Administração Aplicada à Enfermagem (Logar para ver detalhes) 270
Estágio Curricular em Enfermagem I (Logar para ver detalhes) 270
Ética e Exercício de Enfermagem II (Logar para ver detalhes) 30
Metodologia da Pesquisa III 30
  Total do 7º semestre 600
 

 

 
Estágio Curricular em Enfermagem III (Logar para ver detalhes) 630
Metodologia da Pesquisa IV (Logar para ver detalhes) 30
  Total do 8º semestre 660

 

 

Semestre Disciplinas Optativas CH
Metodologia da Pesquisa I 30
Prevenção e Detecção Precoce do Câncer 30
Enfermagem nas Terapias Complementares de Saúde 30
Aspectos Multidisciplinares na Prevenção do Uso de Drogas 30
Enfermagem em Primeiros Socorros 30
Enfermagem em Estomoterapia 30
Enfermagem em Reabilitação Física 30
Enfermagem na Saúde do Idoso 30
Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico 30
Diagnósticos de Enfermagem - Bases Conceituais e Operacionais 30

Para mais informações sobre bolsas, clique aqui.


 DIREÇÃO

  • Prof.ª Dra. Maria do Carmo Querido Avelar
  • Prof.ª Dra. Maria Lucia Alves de Sousa Costa

 

ATENDIMENTO

    • Tels: (11) 3367-7805 e 3367-7798 
    • Contato por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.