Ciências da Saúde

Hudson Sousa Buck, MSc, PhD

Título Acadêmico: Professor Titular
Nomeação primária: Departamento de Ciências Fisiológicas
Título adicional (s): Chefe do Departamento de Ciências fisiológicas; Coordenador dos Núcleos Metodológicos do Instituto de Pesquisa da Santa Casa; Presidente da Comissão Interna de Biossegurança; Assessor do Diretor na Secretaria de Apoio a Pesquisa.
Lattes: Acessar
Localização: Rua Dr. Cesário Motta Junior, 61, São Paulo-SP, CEP 01221-020
Telefone: +55 (11) 3331.2008

História Pessoal:

Sou Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica, com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo sob orientação do Prof. Dr. Charles Lindsey e pós-doutorado no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Université de Montreal (Canadá) sob a supervisão do Prof. Dr. Rejean Couture. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tenho experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente no estudo do envolvimento sistema calicreína-cininas e do uso de microdose de lítio como alvos terapêuticos no tratamento da doença de Alzheimer. Também estudo o envolvimento do sistema calicreína-cininas com os mecanismos centrais de controle da pressão arterial durante o comportamento de fuga e defesa e na atividade física.

Métodos em uso no laboratório:

Paradigmas comportamentais: labirinto terrestre de Barnes; esquiva ativa; esquiva inibitória; atividade motora; testes de “marble” e “burying”, labirinto em cruz elevado, e; enriquecimento ambiental.
Métodos histológicos: radioautografia; imunohistoquímica; imunofluorescência,e; histoquímica. Western-blotting; treinamento físico em esteira; registro de pressão artéria por vias direta ou indireta; cirurgia estereotática no sistema nervoso central; registro de fluxo sanguíneo por eco-doppler.

Prêmios e Títulos:

- 2011, Prêmio Emílio Athié, FCMSCSP e Centro Acad. Manoel de Abreu.

- 2011, Prêmio José Ribeiro do Valle, Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental.

- 2009, best posters at the International Symposium of Scientific Initiation, Universidade de São Paulo.

- 2009, best posters at the Neuropharmacology section, Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental.

- 2009, Inovation Award, Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental.

- 2008, best posters at the Neuropharmacology section, Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental.

Resultados de pesquisa mais relevantes:

- Nunes, MA; Viel, TA; Buck, HS. Microdose lithium treatment stabilized cognitive impairment in patients with Alzheimer's disease. Current Alzheimer Research, v. 10, p. 104-107, 2013. 4 citações.

- Viel, TA ; Caetano, AL; Albuquerque ML ; Araujo, MS ; Buck, HS. Chronic infusion of amyloid-beta peptide and sustained attention altered a7 nicotinic receptor density in the rat brain. Current Alzheimer Research, v. 9, p. 1210-1220, 2012. 1 citação.

- Viel, TA, Buck, HS. Kallikrein-kinin system mediated inflammation in Alzheimer's disease in vivo. Current Alzheimer Research. , v.8, p.59 - 66, 2011. 8 citações.

- Caetano, AL, Viel, TA, Bittencourt, MFQP, Araujo, MS, De Angelis, K, Buck, HS. Change in central kinin B2 receptor density after exercise training in rats. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical. , v.158, p.71 - 78, 2010. Nenhuma citação.

- Bittencourt MFQP, Dong, KE, Caetano, AL, Viel, TA, Andrada e Silva, M, Buck, HS. Influence of anabolic steroid treatment associated to physical exercise in the ultrasonic vocalization of rats. The Journal of the Acoustical Society of America. , v.128, p.2949 - 2954, 2010. Nenhuma citação.

- Lemos, MTR, Amaral, FA, Dong, KE, Bittencourt, MFQP, Caetano, AL, Pesquero, JB, Viel, TA, Buck, HS. Role of kinin B1 and B2 receptors in memory consolidation during the aging process of mice. Neuropeptides (Edinburgh). , v.44, p.163 - 168, 2010. 6 citações.

- Amaral, A, Lemos, MTR, Dong, KE, Bittencourt, MFQP, Caetano, AL, Pesquero, JB, Viel, TA, Buck, HS. Participation of kinin receptors on memory impairment after chronic infusion of human amyloid-β 1-40 peptide in mice. Neuropeptides (Edinburgh). , v.44, p.93 - 97, 2010. 9 citações.

- Viel, TA, Lima-Caetano, A, Nasello, AG, Lancelotti, C, Nunes, V, Araujo, MS, Buck, HS. Increases of kinin B1 and B2 receptors binding sites after brain infusion of amyloid-beta 1-40 peptide in rats. Neurobiology of Aging. , v.29, p.1805 - 1814, 2008. 15 citações.

- Buck, HS, Ongali, B, Thibault, G., Lindsey, CJ, Couture, R. Autoradiographic detection of kinin receptors in the human medulla of control, hypertensive and diabetic donors. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology. , v.80, p.249 - 257, 2002. 18 citações.

- Caous, C A, Buck, HS, Lindsey, C J. Neuronal conections of the paratrigeminal nucleus: a topographic analysis of neurons projecting to bulbar, pontine and thalamic nuclei related to cardiovascular, respiratory and sensory functions.. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical. , v.94, p.14 - 24, 2001. 46 citações.

- Buck, HS, Caous, CA, Lindsey, CJ. Projections of the paratrigeminal nucleus to the ambiguus, rostroventrolateral and lateral reticular nuclei, and the solitary tract. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical. , v.87, p.187 - 200, 2001. 44 citações.

- Buck, Hudson Sousa, Nunes, Marielza Andrade. COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA PARA O TRATAMENTODA DOENÇA DE ALZHEIMER, PROCESSO PARA SUA OBTENÇÃO E USO, 2011. Patente: Privilégio de Inovação n.ND00494, 07 de Abril de 2010 (Depósito); - Pub. No.: WO/2011/123916. International Application No.: PCT/BR2011/000097. Publication Date: 13.10.2011. International Filing Date: 07.04.2011. Ver home page

MyCitation (Google Scholar)

COORDENAÇÃO