Medicina Hiperbárica

1. Sobre o curso
  2. Programa
  3. Processo Seletivo 2017

A medicina hiperbárica trata do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se expõe a um ambiente com pressão barométrica, elevada (hiperbarismo), estudando também os efeitos terapêuticos do oxigênio hiperbárico e os problemas relacionados ao mergulho, a fim de preveni-los ou mitigar as suas consequências.

O curso de Pós-graduação em Medicina Hiperbárica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivos, a capacitação e aprimoramento de médicos para orientar, analisar, realizar pesquisas e contribuir na segurança e organização de atividades em ambiente hiperbárico. Identificação dos fatores de risco e estabelecimento de programas de prevenção. Conhecer como e porque acontecem acidentes de mergulho, que tipo de acidentes são estes, acompanhar sua evolução e identificar suas características.

Capacitação e aprimoramento de médicos para atuar em Medicina Hiperbárica, realizando exame de aptidão física e mental para trabalhadores em ambiente hiperbárico, mergulhadores e candidatos a trabalho submerso ou sob pressão, exigido pela legislação trabalhista e pelas Normas da Marinha do Brasil.

• Médicos que atuem ou tenham interesse em atuar em Medicina Hiperbárica

Processo seletivo

• Entrevista e Análise Curriculum

• Total: 400 horas
  • Teoria: 262h/Prática: 98h/Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso): 40h

• 12 meses

• Quinzenalmente às sextas-feiras e aos  sábados (aulas teóricas e práticas):
  • Sextas-feiras: das 19h às 23h00
  • Sábados: das 8h às 12h e das 13h às 17h00

INVESTIMENTO MENSAL - 2017

• 12 parcelas mensais de R$ 1.500,00
  • Para confirmar a sua participação no Processo Seletivo, o candidato deverá realizar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto no valor de 85 reais, gerado ao término de sua inscrição.
  • Ao ser aprovado na seleção, o aluno será convocado e deverá realizar sua matrícula no dia 22 de setembro de 2017, mediante o pagamento de uma mensalidade a título de matrículaAs demais mensalidades terão vencimento no dia 25 dos meses subsequentes.

DISCIPLINAS/PROGRAMA

Disciplinas Horas
Módulo 1 - Introdução e Bases da Medicina Hiperbárica e Bioética 72
Módulo 2 - Problemas Médicos no Mergulho 36
Módulo 3 - Equipamentos e Atividades em Ambientes Hiperbáricos 60
Módulo 4 - Metodologia Científica 116
Módulo 5 - Aulas e Treinamento Práticos 76
Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) 40
Carga Horária Total 400

PROCESSO SELETIVO - 2017

• Inscrições no site: de 15 de maio a 12 de setembro de 2017
  • Taxa de Inscrição: 85 reais
  • Entrevistas: 14 de setembro de 2017, quinta-feira, das 8h às 18h e 15 de setembro de 2017, das 8h às 17h, mediante agendamento. Trazer no dia da entrevista o Curriculum Vitae resumido ou na Plataforma Lattes/CNPq: www.cnpq.br impresso.
  • Matrícula: 22 de setembro de 2017, sexta-feira, das 12h às 16h30
  • Início das aulas: 22 de setembro de 2017, às 19h00

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA

• Cópia do RG e CPF;
  • Cópia da carteira do Conselho Regional da categoria profissional;
  • Cópia frente e verso do Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de curso superior (não será aceito documento com pendência de colação de grau);
  • Uma foto 3x4;
  • Pagamento da 1ª mensalidade a título de matrícula, com vencimento à vista, por meio de boleto bancário gerado no ato da matrícula.

A FCMSCSP reserva-se o direito de não formar turmas, caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados por curso.

COORDENAÇÃO TÉCNICA

• Prof. Eduardo Vinhaes