Medicina de Tráfego

1. Sobre o Curso
  2. Programa
  3. Processo Seletivo 2017

O curso de Pós-Graduação em Medicina de Tráfego tem como finalidade a capacitação e aprimoramento de médicos para orientar, analisar, realizar pesquisas e contribuir na organização educacional do tráfego, realizar o exame de aptidão física e mental para condutores e candidatos a condutores, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Identificação dos fatores de risco para acidentes de trânsito e estabelecimento de programas de prevenção. Além dos elementos relativos ao tráfego viário terrestre, o curso inclui a Medicina de Tráfego Aeroviária, Aquaviária, Ocupacional e do Viajante, bem como o atendimento pré-hospitalar (APH) e os aspectos normativos (legais e éticos).

• Médicos que atuem ou tenham interesse em atuar em Medicina de Tráfego.

VAGAS

PROCESSO SELETIVO

• Entrevista e Análise de Currículo

DURAÇÃO DO CURSO

• 12 meses

CARGA HORÁRIA TOTAL

• Total: 500 horas
  • Práticas: 116 horas

HORÁRIO DO CURSO

AS AULAS PRESENCIAIS SERÃO REALIZADAS EM SEMANAS ALTERNADAS (A CADA 15 DIAS), nos seguintes horários:

• Sextas-feiras: das 19h às 23h00;
  • Sábados: das 8h às 12h e das 13h às 17h00.

INVESTIMENTO MENSAL - 2017

• 12 parcelas mensais de R$ 1.280,00
  • Para confirmar a sua participação no Processo Seletivo, o candidato deverá realizar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto no valor de 85 reais, gerado ao término de sua inscrição.
  • Ao ser aprovado na seleção, o aluno será convocado e deverá realizar sua matrícula no dia 23 de setembro de 2017, mediante o pagamento de uma mensalidade a título de matrícula. As demais mensalidades terão vencimento no dia 25 dos meses subsequentes.

Disciplinas/ Programa

Disciplina Carga Horária
Introdução e Bases da Medicina de Tráfego e Metodologia Científica 68
Medicina de Tráfego Preventiva  112
Medicina de Tráfego Curativa (Atendimento Pré Hospitalar - APH) 52
Medicina de Tráfego Normativa (Legal e Ética) 82
Medicina de Tráfego Aeroviária, Aquaviária, Ocupacional e do Viajante 86
Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) 100
Carga horária total 500

PROCESSO SELETIVO - 2017

• Inscrições no site: 15 de maio a 12 de setembro de 2017
  • Taxa de Inscrição: 85 reais
  • Entrevistas: 14 de setembro de 2017, quinta-feira, das 8h às 18h e 15 de setembro de 2017, sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento. Trazer no dia da entrevista o Curriculum Vitae resumido ou na Plataforma Lattes/CNPq: www.cnpq.br impresso.
  • Matrícula: 23 de setembro de 2017, sábado, das 8h30 às 12h00
  • Início das aulas: 23 de setembro de 2017, às 13h00

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA

• Cópia do RG e CPF;
  • Cópia da carteira do Conselho Regional da categoria profissional;
  • Cópia frente e verso do Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de curso superior (não será aceito documento com pendência de colação de grau);
  • Uma foto 3x4;
  • Pagamento da 1ª mensalidade a título de matrícula, com vencimento à vista, por meio de boleto bancário gerado no ato da matrícula.

A FCMSCSP reserva-se o direito de não formar turmas, caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados por curso.

Medicina de tráfego Inscrição

• ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego